quarta-feira, 15 de julho de 2015

Couve-flor gratinada sem culpa. Parece cheia de manteiga e queijo, mas não tem.

Couve-flor gratinada sem culpa. Parece cheia de manteiga e queijo, mas não tem.

Ingredientes:

Couve-flor
Azeite
Alho
Cebola
Cheiro verde
4 gemas
4 ovos
Pimenta do reino
Veja:

Corte lave e cozinhe a couve-flor. Escorra e separe. Pode cozinhar com sal já.
Em uma panela coloque um fio de azeite e a cebola, deixe-a fritar um pouquinho até soltar aquele cheiro delicioso e coloque o alho (gosto do alho raladinho), esses temperos são a gosto.

Quando estiver assim (refogado), coloque a couve-flor a salsinha e cebolinha, a pimenta e o sal, misture tudo com delicadeza para absorver o tempero e junte as gemas.

Com o fogo baixo, misture tudo até as gemas se incorporarem à couve-flor. 

Apague o fogo e coloque as clara batidas em neve. Olhe o ponto das claras, elas devem ficar no batedor e não pingar.


Mexa cuidadosamente tudo, puxando os ingredientes do fundo para cima até que toda clara esteja incorporada. (O "cuidadosamente" faz toda a diferença para seu prato ficar aerado.

Unte uma forma ou um refratário. (Untar é passar manteiga com um papel toalha e depois colocar farinha de trigo cobrindo toda a forma, o excesso que sobrar da farinha, jogue fora.
Coloque a couve-flor com delicadeza e leve ao forno por 15 minutos na temperatura de 250 graus ou até ficar dourado (gratinado)
Pronto. Vc vai impressionar.
 


Vc não precisa usar toda couve-flor. Eu usei a metade para ingredientes que descrevi. Se usá-la toda, aumente dois ovos. Se não, coloque-as em um tabuleiro, espalhe-as e leve ao congelador. Após congelar coloque-as em um saco e deixe no freezer. Ou faça toda a couve-flor em duas travessas e congele-a pronta. Sirva com saladas, grelhados, assados.

Dicas. Essa base pode ser usada com bacalhau, frango, cenoura ralada, vagem, peito de peru....use a imaginação. Cozinha não tem limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário